Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

24/09/2015

II Simpósio Agroestratégico discute alternativas do plantio no interior de MT


O sistema de produção de grãos em Mato Grosso e o manejo integrado de pragas (MIP) têm sido os principais pontos abordados durante os eventos do II Simpósio Agroestratégico. Até o momento, Sorriso, Campo Novo do Parecis e Canarana receberam o evento. No dia 2 de outubro será a vez de Rondonópolis. Cada município representa uma região produtora do Estado e conta com a presença dos 22 Núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja).
 
O evento focado no interior atende solicitação feita pelos próprios produtores rurais, durante a primeira edição do Simpósio Agroestratégico, no dia 9 de julho deste ano, em Cuiabá. Com temas técnicos que auxiliam na prática do campo, os resultados até o momento são positivos.
 
“Nós fomos muito demandados durante o primeiro Simpósio e também durante o Circuito Aprosoja, nas reuniões dos Núcleos. Por isso mesmo estamos falando especificamente de manejo do sistema produtivo e manejo integrado de pragas. A participação em todos os locais tem sido muito grande, com diversos depoimentos. Os produtores, consultores, técnicos, e gerentes de fazendas estão com muito empenho e interesse em entender o tema, em avançar”, explica o diretor técnico da Aprosoja, Luiz Nery Ribas.
 
Devido a qualidade das discussões, a Aprosoja já prepara o próximo passo, também desdobramento do Simpósio. “O tema manejo integrado de pragas está exclusivamente na parte teórica neste momento. Com o início do plantio em outubro, nosso objetivo é ir em novembro a campo. Vamos convocar interessados para colocar em prática o que é o MIP. Pelo visto até o momento no Simpósio, as áreas com o sistema já aumentaram consideravelmente nos últimos anos. A ideia é, cada vez mais, buscar por redução de custos e melhora na produtividade”, ressalta Ribas.

 

Fonte: