25/09/2015

Margem de esmagadoras de soja apresenta crescimento em Mato Grosso

Agosto registrou margens brutas das esmagadoras bastantes reduzidas, o que ocorreu devido à valorização do grão da soja proporcionalmente superior à de seus derivados. A análise é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, que, no entanto, destaca que a “margem em MT está apresentando crescimento acentuado nas últimas semanas, sendo a margem atual a melhor dos últimos sete meses”.

De acordo com o Instituto,  “isso porque os preços do farelo e do óleo de soja estão em seus maiores patamares desde set/12 e abr/13, respectivamente. Quatro dos últimos sete anos exibiram queda no esmagamento em setembro ante agosto, inclusive nos últimos dois anos, mas neste ano poderemos observar um movimento oposto, caso a melhora na margem das empresas pese mais sobre a decisão de esmagar”.

Percebe-se que a alta do dólar, segundo a entidade, “que tem beneficiado os produtores do Estado nos últimos meses, vem dando fôlego também às esmagadoras, principalmente em setembro, proporcionando oportunidades aos dois lados do mercado, comprador e vendedor”.