Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

25/09/2015

Período proibitivo para queimadas em MT é prorrogado até 15 de outubro


O período proibitivo para as queimadas em Mato Grosso segue até o dia 15 de outubro em razão das condições climáticas, com possibilidade de prorrogação até novembro. A decisão foi tomada na quarta-feira (23/09) durante a reunião do Comitê do Fogo, que a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) integra.

A Famato orienta os produtores a ficarem atentos ao novo prazo e tomar as medidas necessárias para prevenir os incêndios florestais. A restrição às queimadas é preventiva e tem o objetivo de diminuir os riscos provocados pelo fogo nesta época do ano, quando o forte calor e a baixa umidade relativa do ar aumentam as ameaças de incêndios de grandes proporções.

A analista de Meio Ambiente da Famato, Lucélia Avi, reforça que a prevenção é a alternativa mais eficaz durante este período. "Nós orientamos aos produtores rurais que adotem as técnicas de prevenção, como a construção de aceiros, açudes e cortinas de segurança, pois essa é a melhor forma de impedir a ocorrência de incêndios", diz Lucélia.

A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é de que o período de seca na maioria dos 141 municípios deve se estender até o final de outubro. A situação crítica da qualidade do ar advinda da fumaça de queimadas foi o que também motivou prorrogação. Lucélia conta que o Comitê do Fogo estuda alterar o período proibitivo a partir do ano que vem. “A ideia é dividir o estado por regiões de acordo com as condições climáticas e em cada região a proibição teria uma duração diferente”, explica a analista.

 

Fonte: