Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

30/09/2015

Com clima favorável, Paraná lidera plantio de safra recorde de soja


O plantio da nova safra de soja avançou em bom ritmo na última semana no Paraná, principalmente em áreas do Oeste do estado, mostraram dados atualizados do Departamento de Economia Rural (Deral), vinculado a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab).

Até 28 de setembro, 13% da área prevista para a oleaginosa em 2015/16 estava semeada no estado, ante 5% uma semana antes. Os trabalhos estão também mais adiantados que um ano atrás, quando alcançavam 9% da área, segundo dados do Deral. O Paraná é o segundo produtor de soja do Brasil, atrás apenas de Mato Grosso, com uma produção estimada em recorde de cerca de 18 milhões de toneladas.

Atualmente, as regiões de Cascavel e Toledo, no Oeste do Paraná já têm plantada cerca de metade da área prevista para a atual temporada, com boa parte dessas lavouras passando do período de germinação para o desenvolvimento vegetativo.

“O dia iniciou com boa insolação, após um final de semana com boas precipitações abrangendo toda região, o que veio favorecer imensamente a germinação das áreas de soja recém implantadas, e possibilitando a intensificação do plantio”, relataram nesta terça-feira (29) os técnicos do Deral em Campo Mourão, região que já plantou 10% da área prevista.

Trigo

A colheita de trigo do Paraná chegou a 62% da área, segundo o relatório do Deral. Uma semana atrás, o índice estava em 49%.

Cerca de 70% das lavouras estão em boas condições, sem alteração significativa ante a semana passada. Recentemente, o Deral reduziu sua previsão de colheita de trigo em 2015 para 3,6 milhões de toneladas, 10% abaixo das estimativas iniciais, citando o excesso de chuvas em julho e preocupações com geadas.
 
 
Fonte: