01/10/2015

Milho/MT: custeio está garantido, frisa BB

O custeio da safra é uma preocupação dos produtores rurais em todo o país, especialmente em um momento de crise econômica como a vivenciada no país. Porém, o superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso, Sérgio Luís Cordeiro Oliveira, garantiu nesta quarta-feira, durante encontro com produtores, que o recurso está disponível para a próxima safra de milho no Estado.

O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Ricardo Tomczyk, informa que houve uma demanda da associação e da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) junto à diretoria do Banco do Brasil para que houvesse flexibilização. “As operações de crédito eram feitas com base no preço mínimo do milho, que é R$ 13,56. Felizmente, o preço de mercado está bem acima disso e essa discrepância impediria a liberação de custeios de milho na próxima safra em Mato Grosso”, explica.

“O Banco reviu alguns fatores de ajuste para a cultura de milho e, nos próximos dias, estará comunicando oficialmente que já há recursos aportados para esta safra”, diz Oliveira. Segundo o superintendente, foi revisto o fator de tendência, que é a média entre o preço mínimo e o preço de comercialização, o que melhora a rentabilidade.

A Aprosoja e o Banco do Brasil também assinaram o primeiro informe técnico conjunto com subsídios para os produtores rurais sobre concessão de crédito. “O objetivo é que quando qualquer problema aparecer, as duas entidades se reúnam e emitam um comunicado conjunto para não falar uma coisa aqui e outra lá. Queremos repassar informações precisas para que o produtor seja bem atendido”, diz Tomczyk.