Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

07/10/2015

Lanagro, garantia de segurança alimentar e sanidade animal e vegetal

Monitoramento laboratorial da saúde dos rebanhos e das plantações e controle e fiscalização de alimentos, bebidas e insumos produzidos e comercializados no Brasil. Esta é a principal missão do Laboratório Nacional Agropecuário (Lanagro), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Responsável pela produção de informações que garantem a segurança alimentar no país, a rede de laboratórios foi criada oficialmente em 2005, embora essas unidades do Mapa já funcionassem desde a década de 1940. “Nesses últimos 10 anos, houve uma série de investimentos em tecnologia e recursos humanos, visando dar suporte laboratorial adequado às diferentes áreas de atuação do ministério”, destaca o coordenador-geral de Laboratórios Agropecuários do Mapa, Leandro Barbiéri.

Ao todo, a rede Lanagro tem seis unidades, localizadas no Rio Grande do Sul, em São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Pernambuco e no Pará. Nesta entrevista, Barbiéri fala sobre o trabalho do Lanagro – uma unidade descentralizada do Mapa pertencente à Rede Oficial de Laboratórios, subordinada à Coordenação-Geral de Laboratórios Agropecuários e vinculada à Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA).

Como o Lanagro está estruturado e organizado?

Leandro Barbiéri

Nesses últimos 10 anos, houve uma série de investimentos em tecnologia e recursos humanos, visando dar suporte laboratorial adequado às diferentes áreas de atuação do Mapa. Entre as habilitações do Lanagro, podemos mencionar a execução de análises oficiais, atuação como centro de referência nacional em assuntos laboratoriais e realização de auditoria em laboratórios credenciados da rede nacional de laboratórios agropecuários e ações de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação em métodos analíticos. Além disso, ele também é um centro regional de difusão de tecnologia e conhecimento e faz estudos na área de laboratórios, além da manutenção de bancos de materiais de referência.

Como são feitas as análises oficiais do Lanagro?

Barbiéri

A rede de laboratórios é importante dentro da cadeia de controle, funcionando como pontos de verificação e subsidiando informações técnicas para a tomada de decisões. O Lanagro recebe demandas oficiais do Mapa. A partir disso, amostras são coletadas por técnicos dos serviços oficiais e encaminhadas aos laboratórios para avaliação, tanto em programas de monitoramento como em amostras suspeitas. Os resultados obtidos são encaminhados à origem para a definição de quais medidas devem ser tomadas.

Qual a importância da atuação do Lanagro para os consumidores?

Barbiéri

O objetivo final do trabalho do Lanagro é assegurar à sociedade a sanidade agrícola e dos rebanhos, avalizando a entrega de produtos aptos ao consumo. A qualidade e a segurança alimentar que estão na mesa da população e/ou a garantia de abertura de mercados internacionais aos produtos brasileiros passam pelo suporte laboratorial fornecido por essa rede. Consumir um produto com a identificação SIF (Serviço de Inspeção Federal) significa que o conteúdo passou pela inspeção de profissionais do Mapa, sendo que muitos desses produtos tiveram resultados gerados pelas unidades do Lanagro, atestando o atendimento de requisitos às normas internacionais de segurança.

Quais os principais avanços nesses últimos anos?

Barbiéri

Os avanços obtidos são comprovados pel as constantes missões estrangeiras que realizam avaliações das condições de controle no Brasil e declaram os trabalhos laboratoriais desenvolvidos no país equivalentes aos seus respectivos sistemas. Esse fato confirma que o Lanagro dispõe de uma estrutura laboratorial moderna e competitiva, alinhada às políticas e diretrizes internacionais dos principais centros de referência do mundo. Ter um complexo laboratorial desse aporte tecnológico e científico é um privilégio para o Brasil, já que esse trabalho não se restringe à área laboratorial, mas atinge também as áreas econômica, política, social, cultural, educativa.

Quais métodos importantes desenvolvidos pelo Lanagro este ano?

Barbiéri

Um exemplo de método comprovado pelo Lanagro, no Rio Grande do Sul, é utilizado agora para combater adulteração do queijo Minas Frescal. A finalidade é ajudar a conter essa irregularidade, que é a substituição do leite por soro na elaboração do produto. São usadas técnicas específicas como a eletroforese em gel, que separa o queijo em bandas e permite a identificação das amostras pela sua massa molecular. Esse método foi validado de acordo com as recomendações internacionais e já foi incluído na unidade laboratorial do Lanagro-RS. Outro método importante implantado pelo Lanagro, em Goiás, é o que permite a identificação do pescado por análises do seu DNA. Por exemplo, é possível identificar se o filé de pescado comercializado é, de fato, da espécie declarada no rótulo/embalagem ou uma fraude.

Quais são os próximos desafios da rede de laboratório?

Barbiéri

Os desafios são constantes. Oferecer maior capacidade operacional com agilidade e menor custo! Tornar a Rede de Laboratórios do Mapa referência mundial em prestação de serviços laboratoriais com investimentos constantes, treinamentos, desenvolvimento e implantação de diferentes métodos de análises.

Quais os critérios para um laboratório ser certificado como referência nacional em assuntos laboratoriais?

Barbiéri

Na área laboratorial, a acreditação à Norma ISO/IEC 17025:2005 é o padrão internacionalmente aceito para demonstrar que o laboratório atende aos requisitos de gestão da qualidade. A acreditação à referida norma foi definida como estratégia para toda a Rede Lanagro, sendo todos os laboratórios acreditados.