Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

07/10/2015

FAEMG promove capacitação para Cadastro Ambiental Rural

Começou nesta terça-feira, 6/10, o curso de capacitação para o Cadastro Ambiental Rural (CAR), promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (FAEMG), em parceria com o Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável (CBCN), em Belo Horizonte.

Até a quarta, 7/10, serão treinados aproximadamente 110 profissionais, entre funcionários de Sindicatos de Produtores Rurais, instrutores e mobilizadores do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG).

Na parte teórica do curso, estão sendo tratados temas como o Código Florestal e a Lei Florestal e de Biodiversidade de Minas, conceitos básicos da legislação (como Reserva Legal, APP, recomposição) e a estrutura do Sisema. Em seguida, o treinamento segue para a prática no sistema, com simulação do cadastro, passo a passo. Segundo a analista de Meio Ambiente da FAEMG e ministrante do curso, Mariana Ramos, os participantes chegam com muitas dúvidas, especialmente sobre a legislação e a forma correta de declarar cada informação.

Ela disse ainda que a nova plataforma, em vigor no estado há menos de um mês, trouxe várias mudanças, especialmente sobre a disposição de funcionalidades do sistema. “Mesmo quem já havia passado por treinamento para fazer o CAR pelo sistema online pode ter dificuldades no novo modelo. Mas o processo se tornou muito melhor, mais fácil e interativo. Supriu muitas lacunas, principalmente no que se refere à declaração de Áreas de Reserva Legal, que no sistema online era muito confuso”.

Com a nova plataforma e a aproximação do fim do prazo para o cadastro, em maio de 2016, a procura por treinamentos (que sempre foi expressiva) tem sido cada vez maior. Segundo a coordenadora da Assessoria de Meio Ambiente da FAEMG, Ana Paula Mello, a entidade está realizando pesquisa junto aos 384 sindicatos filiados para descobrir qual a estratégia utilizada na região para realizar o Cadastro de seus produtores rurais: “Queremos saber quem está fazendo o CAR em cada município. Se é o Sindicato, a Prefeitura, alguma entidade, associação ou empresa... ou se os produtores estão desassistidos, fazendo seu cadastro por conta própria”.

Segundo ela, o objetivo do levantamento é identificar áreas de atenção prioritária e o que pode ser feito. “Minas conta hoje com um Grupo de Trabalho (GT), formado pela FAEMG, Fetaemg, AMM, Seapa, Emater, IEF, Ocemg e outros parceiros, buscando viabilizar o cadastro de todo produtor rural mineiro dentro do prazo. A partir do diagnóstico que a FAEMG está fazendo, poderemos direcionar ainda mais nossas ações e ter um alcance mais efetivo”, disse.

CAR Offline

No último 22 de setembro (quase um ano e meio após a regulamentação do CAR), Minas Gerais migrou para a Plataforma Nacional de Cadastro Ambiental Rural SICAR Offline. A FAEMG vinha pleiteando a mudança desde que começou o prazo original para o cadastramento, quando já se verificavam graves problemas no sistema online adotado em Minas.

Desde o início do prazo original, em maio de 2014, o SISTEMA FAEMG tem atuado na orientação dos Sindicatos dos Produtores Rurais para o CAR, com a realização de dezenas de palestras, cursos de capacitação e treinamento por videoconferência; todos voltados a multiplicadores regionais. Pelo INAES, capacitou 30 empresas especializadas para prestar serviço nos Sindicatos. Além disso, realiza atendimento e esclarecimentos diversos por email, telefone e presencialmente, o que lhe permite contato direto com as dúvidas e dificuldades dos produtores.

Para orientar e oferecer informações para que você compreenda como inscrever um imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural, conforme as exigências legais o SENAR disponibiliza o curso na modalidade à distância.

Inscreva-se: http://ead.senar.org.br/cursos/campo-sustentavel/