Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

29/10/2015

TO: produtores de Pedro Afonso e região contam com laboratório de classificação de grãos


Os produtores de grãos do município de Pedro Afonso e região foram beneficiados com a instalação do laboratório de classificação de produtos vegetais (soja, milho, arroz, sorgo). Na última quinta-feira, 22, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), aprovou a emissão de certificados de grãos para a estrutura da central de classificação de grãos, instalada em Pedro Afonso.

A implantação da central é fruto de um termo de cooperação técnica entre a Secretaria do Desenvolvimento Agricultura e Pecuária (Seagro), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Cooapa). A central de classificação já está em funcionamento e deve atender 17 municípios circunvizinhos.   

Segundo o secretário de Agricultura, Clemente Barros, esse laboratório é fundamental para agregar valor na qualidade e, consequentemente, nos preços dos produtos. “A classificação oficial dá segurança ao produtor, garante o controle da qualidade e valoriza os grãos produzidos na região de Pedro Afonso. Além de agregar valor ao produto, também vai atender as exigências do mercado”, completou.

Para o responsável técnico do laboratório da Seagro, João de Deus, o serviço de classificação auxilia o produtor, especialmente na hora da venda. “O posto será mais um instrumento para garantir, rapidez, qualidade e procedência, facilitando a comercialização, garantindo o padrão oficial de qualidade dos grãos. Isso significa mais abertura para a comercialização dos produtos”, ressaltou.

A região de Pedro Afonso é grande produtora de grãos, abrangendo os municípios de Tupirama, Bom Jesus, Santa Maria, Guaraí e Fortaleza do Tabocão. Esta região cultivou na safra 2014/15, uma área de 89 mil hectares, colhendo 285 mil toneladas de grãos.

Exigência

A classificação dos grãos é uma exigência da legislação brasileira que regulamenta a atividade por meio de instruções normativas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para que a industrialização e comercialização de produtos vegetais e seus derivados sejam realizados com qualidade e segurança alimentar dentro dos padrões oficiais. É uma atividade auxiliar ao processo de comercialização dos produtos de origem vegetal, seus subprodutos e resíduos de valor econômico, que tem por finalidade determinar a sua qualidade com base em padrões químicos e físicos.

Atualmente existem laboratórios instalados em Palmas, Paraíso, Gurupi e, agora em Pedro Afonso.

Endereço

Os produtores interessados no serviço de classificação devem procurar a Central localizada na Avenida Mestre Bento, 2380, no mesmo prédio da Cooapa, em Pedro Afonso.

 

Fonte: