Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

05/11/2015

Estudo de ferrovia entre L.R Verde e Miritituba é entregue ao Ministério dos Transportes


Estudos elaborados para a concessão do trecho ferroviário entre Lucas do Rio Verde (MT) e Miritituba (PA) foram entregue ao Ministério dos Transportes na última semana. O trecho faz parte do Programa de Investimento em Logística (PIL). O traçado visa melhorar o escoamento da produção de grãos de Mato Grosso através do chamado "Arco-Norte".

Os estudos foram entregues ao Ministério no último dia 29 de outubro. Entre os estudos constam a viabilidade técnico-econômico-ambiental, engenharia e viabilidade financeira da empresa Estação da Luz Participações (EDLP).

Segundo o Ministério dos Transportes, uma equipe formada por técnicos Ministério dos Transportes, Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), VALEC - Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e Empresa de Planejamento e Logística (EPL) irá analisar os estudos apresentados.

Audiências públicas das concessões do PIL, destaca o Ministério, serão abertas após as análises. O objetivo destas audiências é "conferir amplo conhecimento à sociedade e as empresas interessadas, etapa requerida para a realização do processo licitatório por concessão".

O Ministério dos Transportes frisa, ainda, que após a finalização de todo este processo o projeto será encaminhado ao Tribunal de Contas da União (TCU). O edital para leilão da concessão será lançado somente mediante aprovação do projeto por parte do TCU.

Além dos estudos para o trecho entre Lucas do Rio Verde e Miritituba, o Ministério recebeu os estudos para o trecho entre Barcarena (PA) e Açailândia (MA).

 

Fonte: