Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

12/11/2015

Plantio de verão entra na reta final no Paraná


O plantio da safra de verão no Paraná entrou na reta final. De acordo com o último relatório do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), os trabalhos de semeadura da soja alcançaram 80% da área prevista de 5,3 milhões de hectares. Na mesma época do ano passado, o índice estava em 75%. Segundo os técnicos da entidade, 98% das lavouras estão em boas condições e 2% apresentam condições medianas. Ainda, em relação à fase das plantas, 6% estão em estágio de germinação, 89% em desenvolvimento vegetativo e 5% em floração. Com base nestes dados, a expectativa é de que, se o clima continuar colaborando e a incidência de doenças fúngicas continue baixo, o estado irá colher um excelente safra de oleaginosa. A ferrugem asiática já foi confirmada em lavouras de Tibagi e Ponta Grossa, em novembro.

No milho verão, os trabalhos estão ainda mais avançados. Cerca de 94% dos 450 mil hectares já foram cobertos. Na sua maioria, as colheitas são consideradas em boas condições, com apenas 4% em estado considerado mediano. O plantio de feijão e batata também está próximo de encerrar. O primeiro tem 93% da área plantada, enquanto o tubérculo está com 98%.

18,2 milhões de toneladas de soja, essa é a projeção da Expedição Safra para safra 2015/16 no Paraná, aumento de 7% em relação a temporada passada. No milho verão, o estado deve alcançar 3,8 milhões de toneladas, redução de 16%.

 

Fonte: