Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

13/11/2015

Produtor de MS tem até 10 de dezembro para cadastrar plantio de soja


O sojicultor de Mato Grosso do Sul deve cadastrar as informações referentes ao plantio da  safra 2015/16 junto à Iagro – Agência  Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal. O registro da área plantada é obrigatório e o prazo vai até o dia 10 de dezembro. O principal objetivo da medida, prevista em lei estadual, é levantar informações sobre o cultivo da oleaginosa no Estado, para prevenção e controle da ferrugem asiática.

O alerta é do presidente da Aprosoja/MS – Associação dos Produtores de Soja de MS, Christiano Bortolotto. “A estimativa é que a área plantada cresça 4,5%, saindo de 2,3 milhões de hectares na safra 2014/2015, para 2,4 milhões de hectares nesta temporada e ainda existem agricultores que não conhecem a obrigatoriedade do cadastro, por isso todos os anos fazemos o alerta aos produtores sul-mato-grossenses”, explica.

De acordo com a Iagro, o objetivo do cadastro é verificar se o vazio está sendo cumprido no Estado e assim garantir que não haja prejuízo no programa de controle da ferrugem asiática, doença que limita a obtenção de altos rendimentos da soja. Para prevenir a ocorrência, foi instituído um período de ausência de plantas vivas nas lavouras de soja, o chamado vazio sanitário que, em Mato Grosso do Sul, compreende entre 15 de junho e 15 de setembro.

Para cada propriedade deverá ser feito um cadastro e o produtor que perder o prazo de cadastramento está sujeito a multas.

 

Fonte: