Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

30/09/2013

Plantio de soja avança lentamente em MT

Após quase duas semanas de fim do vazio sanitário, o plantio da soja em Mato Grosso já foi iniciado em quase todas as regiões do estado. Os produtores mato-grossense cultivaram o grão em apenas 0,8% da área estimada em 8,277 milhões de hectares. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) o avanço semanal 0,5 ponto percentual. Na safra passada, neste mesmo período, o plantio registrado era de 1,7% da área.

A região oeste registrou o maior índice e evolução no plantio, chegando a 2,2% da área de 1,062 milhão de hectares. Neste caso, o destaque é do município de Sapezal, a 473 km de Cuiabá, onde os produtores avançaram em 4% o plantio. O médio-norte segue com 0,9% da área plantada. No norte, centro-sul e no sudeste do estado o cultivo da soja chegou a 0,6% da área, enquanto no noroeste o índice de plantio é de 0,5%.
 
Por outro lado, na região nordeste de Mato Grosso o plantio ainda não começou. De acordo com o analista do Imea, Angelo Ozelame, o plantio no nordeste do estado é tradicionalmente atrasado. Conforme ele, os produtores de todas as regiões aguardam o início das chuvas para intensificar o plantio.
 
Considerando a área estimada pelo Imea a uma produtividade de 51 sacas por hectare, a produção desta temporada poderá chegar a 25,2 milhões de toneladas. O volume representará um aumento de 7,16% em relação ao ciclo anterior, de 23,5 milhões de toneladas.
 
Fonte: