Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

18/11/2015

Unidade do Núcleo Avançado de Capacitação do Senar-MT é inaugurada em Primavera do Leste


Foi inaugurado na manhã desta terça-feira (17.11), em Primavera do Leste, a cerca de 250 quilômetros de Cuiabá mais uma unidade do Núcleo Avançado de Capacitação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). De acordo com o presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, a expectativa é que até o final de 2016 sejam inauguradas mais 40 unidades. "Até agora já temos seis prontas. É uma estrutura simples, mas confortável e que proporciona melhores condições de qualificação e capacitação para o nosso trabalhador rural".

O prédio do Núcleo, em Primavera do Leste tem duas salas de aula com uma divisória que, quando retirada, transforma os dois ambientes em um auditório. O espaço conta ainda com uma cozinha para as aulas de beneficiamento de alimentos e dois banheiros, totalizando uma área construída de 123m².  Estruturas parecidas com esta de Primavera do Leste também já foram montadas nos municípios de Cáceres, Tangará da Serra, Cotriguaçu, Barra do Bugres e São José dos Quatro Marcos.

Para o presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Otávio Nardes, a construção deste espaço vai dar a oportunidade de realizar mais treinamentos. "Isso sem falar que é um espaço mais adequado para alguns cursos e oficinas que exigem estruturas especificas para o ensino de algumas atividades". Nardes conta ainda que para 2016 já há vários treinamentos programados para acontecerem no Núcleo Avançado de Treinamento em Primavera do Leste.

Prado conta que a ideia de construir os Núcleos surgiu em função da grande e frequente demanda de mão de obra especializada. Segundo ele, quando assumiu a presidência do Sistema Famato/Senar existia uma deficiência muito grande na área de  mecanização agricola. "Estamos investindo neste setor.  Aumentamos o número de instrutores credenciados junto ao Senar-MT da área de mecanização de três para 35, mas mesmo assim, a demanda continua crescendo".

A tecnologia é dinâmica. Prado explica que muitos produtores têm a máquina, a terra e condições de cultivar uma boa safra, mas falta mão de obra qualificada para operar as máquinas e implementos agrícolas. "A nossa pressa em qualificar mão de obra para esse setor é porque um profissional bem treinado tem condições de utilizar todos os recursos que o equipamento oferece evitando, assim, o desperdício e aumentando a produtividade e a rentabilidade".

Prado enfatiza ainda que o conhecimento é primordial para solucionar várias dificuldades enfrentadas no setor do agronegócio. "Temos que nos apropriar do conhecimento, caso contrário não teremos progresso", ressalta. Na opinião do presidente do Sistema Famato/Senar, o conhecimento e o trabalho podem ajudar o país a sair da crise econômica.

"Estamos trabalhando para que todas as semanas estes Núcleos Avançados de Capacitação estejam lotados de pessoas em busca de conhecimento, capacitação e qualificação. Nós do Sistema Famato/Senar estamos sempre prontos para ajudar o produtor rural. Qualificar e capacitar mão de obra é uma forma, já que esta é uma das principais dificuldades enfrentadas pelo setor".

A solenidade de inauguração do Núcleo Avançado de Capacitação de Primavera do Leste foi bastante prestigiada. Além do presidente do Sistema Famato/Senar, Rui Prado, também esteve presente o diretor de Relacionamentos Institucionais, Rogerio Romanini e lideranças representando os municípios de Dom Aquino, Paranatinga, Rondonópolis, Campo Verde, Poxoreu e diversos outras cidades da região.
Fonte: