Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

20/11/2015

Semeadura da soja chega a 83% da área prevista em Mato Grosso


A semeadura da soja em Mato Grosso já chega a 83,7% dos pouco mais de 8,5 milhões de hectares estimados. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) aponta no último boletim, que “há uma grande concentração do cultivo em período curto e tardio, visto que quase metade da safra foi semeada apenas na primeira quinzena de novembro”.

É destacado que “tal situação é paradoxal para a nova safra de soja. Isso porque chuvas elevadas em janeiro são vantajosas para as lavouras semeadas em novembro, que estarão em seu estádio de enchimento do grão, podendo colaborar com ganhos de produtividade. Por outro lado, um possível excesso de chuva na colheita pode refletir não só nas culturas de segunda safra como os rendimentos da soja”.

Segundo  o  Imea, “a primeira previsão de potencial de soja apta para ser colhida aponta para 68,6% até o fim de fevereiro. Se for consolidado, será uma colheita maior ante as safras passadas, mesmo com o atraso da semeadura deste ano, devido a utilização de sementes de ciclo precoce elevou-se em MT. Mesmo assim, os riscos para nova safra continuam, com as atenções para o clima cada vez maiores”.

 

Fonte: