Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

26/11/2015

Famato participa do fórum Rumos da Hidrovia em Mato Grosso do Sul


Durante os dias 25 e 27 de novembro, o vice-presidente do Sistema Famato/Senar Normando Corral participa do fórum "Rumos da Hidrovia: ações para o desenvolvimento sustentável do transporte no Rio Paraguai". O debate é promovido pelo Comando do 6º Distrito Naval e pela Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR) e será realizado em Corumbá–MS.

O evento tem como objetivo fomentar o debate construtivo sobre os desafios e as perspectivas para o desenvolvimento sustentável do transporte hidroviário na calha do rio Paraguai. Representantes do setor empresarial, tanto de Mato Grosso do Sul quanto de Mato Grosso, além de representantes dos governos estaduais, universidades e de órgãos do Governo Federal também participarão do fórum.

Segundo o Ministério dos Transportes, hoje o transporte no rio Paraguai é limitado a um número restrito de commodities, principalmente minérios e açúcar. Entretanto, segundo o Ministério, o rio poderia ser usado como meio de escoamento de outras commodities, como a soja, o farelo de soja e o milho. A região de Cáceres em Mato Grosso, por exemplo, tem uma área de atendimento que cobre um raio de 500 km, correspondendo atualmente à produção de aproximadamente 12 milhões de toneladas de grãos.

"Somente se o trecho entre Cáceres e Corumbá for melhorado (dragado) e as conexões entre as regiões de produção em Mato Grosso e o terminal próximo a Cáceres forem otimizadas, uma parte substancial de soja e/ou milho poderia ser transportada pelo rio Paraguai. Além do mais, a carga de retorno, por exemplo os fertilizantes, seria de interesse para a navegação no rio Paraguai, uma vez que poderia ser realizada com menor custo, já que os comboios teriam de retornar a Corumbá de qualquer forma", destaca o comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, contra-almirante Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar.

Durante o evento, haverá o lançamento do Projeto "Cabeceiras do Pantanal", uma iniciativa da Rede Mato-grossense de Televisão e do Instituto do Homem Pantaneiro.

 

Fonte: