Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

27/11/2015

Câmara temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio comemora dez anos de atuação


Para comemorar os dez anos de atuação e contribuição ao desenvolvimento do setor, a Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), convocou os membros e representantes para participar da 45ª Reunião Ordinária, nessa quarta-feira (25/11), na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em Brasília. O objetivo do encontro foi fazer um balanço das ações e conquistas da Câmara durante os anos, destacar os dados importantes de exportação e escoamento pelos portos brasileiros e, ainda, homenagear os nomes importantes que colaboraram para o crescimento da CTLOG, como a ministra Kátia Abreu e o ex-presidente da CTLOG, José Torres de Melo Filho.

O relatório de desempenho e movimentação de soja e milho nos portos brasileiros na safra 2014/2015 foi apresentado pelo presidente da CTLOG, Edeon Vaz Ferreira. De acordo com dados do Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Web (AliceWeb), de janeiro a outubro de 2015, o porto de Santos (SP) exportou 16,7 milhões de toneladas de soja, cerca de 95% da máxima dos últimos cinco anos. O porto de Paranaguá (PR) exportou 11,5 milhões de toneladas, mais de 80% do topo nesse período. Com relação ao embarque de milho, Santos acumulou 6,3 milhões de toneladas e Paranaguá 3,3 milhões. “Mesmo com o atual cenário econômico, o Brasil consegue registrar números crescentes e significantes para o PIB”, disse Edeon.

Durante o encontro foram discutidas possíveis ações emergenciais para os portos brasileiros, como melhoria das condições de navegabilidade, controle nos acessos urbanos, licitações e recuperações de pontes e criação de pontos de descanso nas rodovias. “Para o setor brasileiro crescer ainda mais, é preciso agilizar as poligonais. A delimitação das áreas públicas permite a liberação de investimentos em terminais privados. Aquele que estiver pronto e de acordo com a Lei poderá participar das licitações das áreas livres”, afirmou o consultor de Logística e Infraestrutura da CNA, Luiz Antônio Fayet.

As ações e conquistas da CTLOG durante esses anos foram marcadas pela modelagem do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM) e do Porto de Outeiro (PA), o Marco Regulatório Ferroviário, além da Lei dos Portos, das Eclusas e dos Caminhoneiros, medidas conquistadas no período da presidência de José Torres de Melo Filho. “Foram muitos avanços, mas ainda temos outras ações igualmente importantes que integram a pauta permanente de discussões da Câmara como o Plano Nacional de Logística em Transportes, Plano Hidroviário Estratégico, Terminais Privativos de Uso Misto e Recebimento das Divisas pelas Exportações”, destacou Edeon Vaz.

Homenagens

A 45ª Reunião Ordinária da Câmara Temática de Infraestrutura e Logística do Agronegócio (CTLOG) foi encerrada com homenagens a importantes representantes do setor. Mesmo não estando presentes, a ministra Kátia Abreu e o ex-ministro Roberto Rodrigues foram homenageados. O consultor Luiz Antônio Fayet, Paulo Protásio e Biramar Nunes também receberam as honras de Edeon Pereira. Mas o destaque ficou com ex-presidente José Ramos Torres de Melo Filho, que recebeu uma placa de condecoração do Presidente da CNA, João Martins. “Foi um prazer fazer parte desse grupo. Além da educação e da saúde, a logística e infraestrutura são pontos importantes a serem trabalhados em prol do desenvolvimento do Brasil”, falou Torres de Melo.

 

Fonte: