Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

01/12/2015

Brasil: 2º maior produtor mundial de carne de frango


A diferença é mínima, quase imperceptível. Mas tudo indica que em 2015 o Brasil está se tornando – enfim! – o segundo maior produtor de carne de frango do mundo. Ou seja: deixa a China para trás e tem à frente, no momento, apenas os EUA.

A informação está contida em relatório do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) indicando os resultados preliminares da produção mundial de carne de frango em 2015. Ou seja: é resultado que tende a ser modificado em 2016, quando forem obtidos os dados consolidados do presente exercício. Mas, considerados pelo menos dois antecedentes, é pouco provável que neste ano o Brasil perca a posição de vice-líder.

Antecedente número 1: após um biênio bastante crítico (2012 e 2013), a produção brasileira voltou a recuperar-se. Em 2015 vem tendo desempenho muito superior ao de 2014 (inclusive nas exportações), sendo bem provável que a produção efetiva deste exercício ultrapasse os números apontados pelo USDA (13,080 milhões de toneladas, sem incluir no volume produzido as patas de frango). Assim, se houver futura alteração dos resultados preliminares, o volume consolidado tende a ser revisado para cima, não para baixo.

Antecedente número 2: a partir da produção de carne de frango é possível constatar que a hoje comentada crise da economia chinesa começou bem antes de 2015, apenas agravando-se no corrente exercício. E isto sugere que o valor preliminar apontado pelo USDA para a China – produção de 13,025 milhões de toneladas de carne de frango – ainda pode sofrer retrocesso, distanciando-se mais da produção brasileira.

 

Fonte: