Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

07/12/2015

Plantio de soja chega a 77% da área prevista no Rio Grande do Sul

O plantio de soja da safra 2015/16 avançou nos últimos dias e atingiu 77% da área prevista no Rio Grande do Sul. A safra gaúcha de soja está prevista em 15,2 milhões de toneladas, ante 15,7 milhões no ciclo passado. A área reservada para oleaginosa deve ser de 5,43 milhões de hectares, aumento de 3,14% ante 2014/15. A estimativa de plantio foi divulgada pela a Emater/RS-Ascar.
 
Conforme a entidade, o nível ideal de umidade no solo contribuiu para os trabalhos de plantio no Estado. No entanto, algumas áreas necessitaram ser replantadas devido à baixa emergência, provocada pelas fortes chuvas ocorridas em novembro. “Esse replantio decorre em função de doenças do solo (dumping-off) e ao selamento da linha de plantio (endurecimento da camada superficial do solo), que impedem a emergência das plântulas ou mesmo a germinação das sementes”, informa a Emater/RS-Ascar.
 
Os técnicos estimam, no entanto, que o percentual das áreas replantadas é baixo não ultrapassando 2% do total destinado para o cultivo. Os sojicultores gaúchos também estão iniciando o controle de ervas daninhas na cultura, sendo que até o momento a incidência de pragas e doenças é considerada baixa.
 
 
Fonte: