Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

07/12/2015

Com objetivo de tirar dúvidas sobre o CAR/MS, Sistema Famasul lança o Radar Ambiental


Tirar dúvidas dos produtores rurais sobre o preenchimento do CAR/MS - Cadastro Ambiental Rural e sobre o novo código florestal brasileiro. Este é o objetivo do programa Radar Ambiental, lançado pelo Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS. O programa é composto por palestras direcionadas aos sindicatos rurais, treinamentos regionais, a elaboração de uma cartilha com dúvidas sobre o tema e divulgação de vídeos educacionais.
 
Segundo as últimas informações do MMA - Ministério do Meio Ambiente, até o mês de outubro, apenas 27% das propriedades rurais preencheram o CAR em Mato Grosso  Sul. Para mudar este cenário, a cartilha 'Perguntas e Respostas sobre o Novo Código Florestal e o CAR' já está  disponível no portal da instituição (www.famasul.com.br).
 
Para o presidente do Sistema Famasul, Mauricio Saito, a cartilha elaborada pela equipe do Departamento Técnico da instituição tem como finalidade munir o produtor de informações relevantes sobre o tema, evitando assim que ele perca o prazo final, estabelecido em 05 de maio de 2016. "A informação de qualidade é o principal insumo do setor. Sendo assim, toda ação que vise auxiliar o produtor em seus compromissos jurídicos merece destaque", salienta Saito.
 
A orientação do Departamento Técnico do Sistema é que o produtor rural não deixe para realizar o preenchimento do CAR/MS muito próximo ao prazo final e sempre consultar um profissional habilitado.
 
De acordo com as informações disponibilizadas na cartilha, o preenchimento do CAR/MS é obrigatório e o responsável pelas informações para a inscrição no CAR é o declarante, ou seja, o proprietário ou o posseiro. A cartilha traz também respostas às dúvidas sobre APP - Área de Preservação Permanente e sobre Áreas de Reserva Legal. 
 
Sobre o CAR
 
Para cadastrar suas informações, o produtor rural de Mato Grosso do Sul deve utilizar o CAR-MS, que é integrado ao SICAR, no qual deverá apresentar os dados ambientais de sua propriedade rural no Estado. O sistema já  está disponível para inscrições no site do Imasul – Instituto de Meio Ambiente de MS (http://www.imasul.ms.gov.br/). O produtor rural que não se inscrever no CAR-MS até a data limite constará como irregular, podendo ficar impedido de obter licenciamento ambiental e financiamentos.
 
 
Fonte: