Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

15/12/2015

​Embrapa lança sistema online de informações geográficas do Mapotiba


A ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) participou nesta segunda-feira (14), em Campinas (SP), do lançamento do sistema online de informações geográficas do Matopiba(região formada por partes do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). A ferramenta WebGIS foi desenvolvida pela Embrapa Monitoramento por Satélite, sediada no município paulista.

O lançamento do sistema ocorreu durante cerimônia de posse do novo chefe da Embrapa Satélite, Evaristo Eduardo de Miranda, na sede da empresa.

O novo sistema de informações geográficas online (WebGIS) é totalmente aberto para consultas, com mapas e dados do Matopiba – região considerada a última fronteira agrícola em expansão do mundo

A ministra afirmou que a Embrapa é um “ponto importantíssimo” de sua gestão à frente do Mapa, que tem reduzido gastos com o funcionamento da máquina pública, como diárias e passagens, a fim de realocar recursos para ciência, tecnologia, inovação e defesa agropecuária. “Todo nosso esforço é para que cheguem investimentos na base, onde a agricultura verdadeiramente acontece”, disse.

A Aliança pela Inovação Agropecuária – plano que está em elaboração pelo Mapa e pela Embrapa – tornará possível um grande salto para a empresa, que atualmente precisa de R$ 70 milhões em equipamentos e aparelhos novos.

“Queremos buscar todos os pesquisadores que pensam agropecuária nas universidades, nos institutos federais, na academia. Tudo junto e misturado, como dizem os jovens, em prol de uma grande aliança que dará muitos frutos para o Brasil”, ressaltou.

WebGIS

Segundo a Embrapa, a ferramenta disponibiliza mais de 200 bases de dados que auxiliam estudos e planejamentos de ações e investimentos voltados para o desenvolvimento agropecuário da região.

Evaristo de Miranda afirmou que o WebGIS auxiliará a tomada de decisão de governantes e subsidiará estudos e projetos de empresas e investidores privados e de instituições de ensino superior.

De acordo com a Embrapa, o usuário pode consultar diversos planos de informações sobre o Matopiba com a possibilidade de gerar mapas interativos e de realizar downloads de dados numéricos e cartográficos. A ferramenta é gratuita e poderá ser acessada na página do centro de pesquisa: www.embrapa.br/monitoramento-por-satelite.

Entre os mapas disponíveis, estão a repartição espacial e a evolução temporal de 65 produtos agropecuários, a cobertura vegetal, relevo, solos, hidrografia, unidades de conservação, terras indígenas e assentamentos rurais, dados dos censos agropecuários e informações sobre renda e pobreza rural, estabelecimentos agropecuários, logística e Índice de Desenvolvimento Humano, entre outros.
 
 
Fonte: