Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

18/12/2015

Sistema Famasul e Aprosoja/MS divulgam radiografia da estrutura produtiva de MS


A radiografia da estrutura produtiva da soja e do milho em Mato Grosso do Sul está disponível nos portais do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS e da Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja de MS. O objetivo da plataforma é mostrar a relação entre indústrias e setores, assim como entre insumos e produtos. O relatório completo está disponível no link: http://famasul.com.br/mip/ 

"Trata-se da MIP - Matriz Insumos - Produtos, um projeto desenvolvido com a finalidade de permitir a identificação precisa dos diversos fluxos de produção, tanto de bens intermediários  quanto de bens finais", afirma a gestora do Departamento Econômico do Sistema Famasul, Adriana Mascarenhas.

Com 25 gráficos dinâmicos e ilustrativos da cadeia produtiva da soja e 26 gráficos sobre o milho, o usuário poderá fazer uma interligação em relação aos indicadores da economia local.  "É um instrumento que auxiliará na análise econômica em geral e para a elaboração de políticas públicas", ressalta a gestora.

A evolução da produção de soja e de milho, do consumo mundial, das exportações e da geração de empregos, em uma série histórica que compreende o período de dez anos,assim como o encadeamento produtivo, estão disponibilizados aos produtores rurais, estudantes da área, analistas de mercado, profissionais do setor e à sociedade. 

Um dos destaques do relatório é o gráfico referente à massa salarial. Especificamente sobre a atividade do milho, aponta-se uma elevação neste indicador, atingindo R$ 28 milhões em 2013. A massa salarial é o montante disponibilizado aos trabalhadores formais do segmento apontado. 

Considerando os fatores apontados, a MIP pode ser utilizada para estimar o impacto sobre a produção, o emprego e a renda das atividades econômicas, assim como de projetos governamentais e do setor privado sobre as economias local e nacional. A ferramenta pelo Sistema Famasul e pela UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
 
 
Fonte: