Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

12/01/2016

Agricultores devem ter atenção à exposição ao sol

Uma doença, em muitos casos misteriosa e incurável, mudou os rumos da família Colovini. Em 2011, Anselmo e a mulher Alice perceberam manchas estranhas nos braços e consultaram um médico para saber qual era o problema. A preocupação de ser algo grave se confirmou. O casal de agricultores familiares gaúcho, de Santo Ângelo, recebeu o diagnóstico de câncer de pele.

“A doutora disse que a causa era a exposição ao sol, porque nós ficávamos o dia inteiro trabalhando embaixo do sol quente e, infelizmente, aconteceu”, conta Anselmo, hoje com 53 anos. A propriedade de 12 hectares, onde família cultiva milho e cria gado de leite, ficou a cargo dos filhos. O casal, então, começou o intenso tratamento contra a doença.

A cura, tão difícil em alguns casos, felizmente chegou à casa da família Colovini. O lado bom da história foi o conhecimento. Com indicação da dermatologista, o casal não pode mais trabalhar ao sol sem proteção. “Curei-me do câncer em 2013 e Alice em 2014, mas foi complicado. Foi muito ruim para nós, sofremos muito. E tudo isso por ignorância. Não sabíamos que era tão importante assim usar o protetor solar”, lembra Anselmo.

Alice e Anselmo se dedicam de 8 a 10 horas diárias à produção dos alimentos. São 15 mil litros de leite produzidos por ano na Fazenda Colovini. “Não podemos deixar de trabalhar e o sol aqui fica muito forte. Então, começamos a usar o protetor solar. Eu nem sabia que o sol fazia tão mal assim. Agora, não deixo de passar o protetor antes de trabalhar. É regra aqui em casa, juntamente com o uso do chapéu”, salienta.

Como usar

Segundo a dermatologista Daniela Landim, o filtro solar deve ser passado diariamente, mesmo em dias não ensolarados. “Tem de passar todos os dias, pela manhã, especialmente nas áreas que ficam mais expostas, como rosto, pescoço, colo, e braços”, afirma.

Ela explica que o produto deve ser aplicado antes da exposição ao sol. “Deve-se aplicar o filtro solar de 15 a 30 minutos antes da exposição, para que a pele absorva o produto e para que se tenha o efeito químico de proteção desejado”, explica Daniela.