Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

26/01/2016

ESPM/Sul: Pós-graduação em Gestão do Agronegócio tem início no segundo semestre de 2016


No último ano, o Portal Agrolink firmou parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) para que o profissional que busca aperfeiçoamento visando atuar em cargos de liderança e tenham visão empreendedora possam ser capacitados. A relação de troca de conhecimentos é sempre importante, para isso a ESPM lançou a Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio, com objetivo de desenvolver o aprendizado entre a linha acadêmica, juntamente com a empresarial.

Atualmente fala-se muito sobre a importância do conhecimento no mundo dos negócios – mas também há a incerteza se tudo que se aprende é colocado em prática no dia-a-dia. Com mudanças cada vez mais aceleradas, os empresários vivem sob uma nova pressão: recrutar, treinar e desenvolver líderes capazes de atender às demandas de um mercado cada vez mais exigente. Conforme o coordenador do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM Sul, Ernani Carvalho da Costa Neto, para os interessados, é uma oportunidade inédita de investir na sua formação em instituição do porte da ESPM e ao mesmo tempo desenvolver competências para atuar em setor gerador de oportunidades de negócios e de carreira no Brasil. “A ESPM está preparada para atender o setor e contribuir com sua excelência no ensino superior. O Núcleo de Estudos de Agronegócio da ESPM Sul, atuante desde 2010, que mantém parcerias e relacionamentos com importantes empresas e instituições ligadas ao setor, dentre elas o Portal Agrolink, é exemplo de iniciativa que se desenvolve cada vez mais”, declara o Coordenador.

A Diretora de Planejamento e Marketing Digital do Portal Agrolink, Nadia Paz Borges reitera a importância da educação continuada, pois informação e conhecimento são mais do que nunca essenciais. “Dentro desse cenário competitivo, atualização, troca de conhecimento, networking focados no agronegócio só irão agregar e capacitar ainda mais aos profissionais atuantes do setor nos processos de tomada de decisão em seus negócios. Multiplicar a informação sempre foi um dos objetivos do Portal Agrolink, aliado a uma escola de ensino superior e pós-graduação como a ESPM só podemos esperar o melhor”, diz a Diretora.

A Pós-Graduação tem início previsto para o segundo semestre deste ano e busca a capacitação dos participantes na utilização de práticas contemporâneas de Gestão para maximizar os resultados organizacionais no setor do Agronegócio. Além de o curso estar focado para no aprofundamento dos conhecimentos relacionados às áreas funcionais de administração, o curso também possibilita ao executivo ou empresário, a utilização de ferramentas de gestão aplicadas no agronegócio.

Os encontros acontecerão em dois sábados mensais, que serão definidos conforme a grade do curso a cada ano letivo, e durarão quatro semestres, que contemplarão nove disciplinas e também o Projeto de Conclusão de Curso, que poderá ser substituído por um plano de negócios. O curso é focado para executivos e empresários que estejam vinculados ao agronegócio. O Coordenador de Núcleo, Ernani ainda afirma que o curso irá formar especialistas em Gestão do Agronegócio que vão desenvolver competências para atuar como líderes no Agronegócio. Os alunos graduados passarão a fazer parte de seleto grupo formado em instituição orientada para o mercado e reconhecida pela excelência no ensino na área de gestão. Além disso, passam a contar com o networking gerado pelos vínculos com colegas, professores e rede de contatos da ESPM.

Para saber sobre os pré-requisitos para ingresso e documentação necessária para efetivação da matrícula entre em contato através do número: (51) 3218-1355.

Início do curso: 13 de agosto de 2016

 

Veja abaixo as disciplinas do curso:

Análise do Ambiente de Agronegócios

O objetivo desta disciplina é possibilitar ao aluno assimilação e ordenação do conhecimento sobre os processos de negócios, por meio do estudo e construção de cenários futuros, compreendendo a definição das empresas em relação aos diversos ambientes com os quais esta transaciona, dentro de um contexto globalizado. Serão apresentadas teorias, métodos, procedimentos e técnicas, visando uma melhor compreensão e aproveitamento das tendências e macro tendências do ambiente globalizado de negócios.

Marketing do Agronegócio

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos de marketing estratégico dentro de uma visão contemporânea e adequada ao mundo de negócios com ênfase no setor do agronegócio. Ao final da disciplina, o aluno estará apto à compreensão do ambiente de marketing (análise de tendências relacionadas ao consumidor/comprador e concorrência) e a partir dela desenvolver estratégias de marketing (segmentação, posicionamento e marketing mix).

Liderança e Gestão de Equipes

O objetivo da disciplina é permitir ao aluno compreender a importância das pessoas na implementação das estratégias das organizações e o poder da liderança eficaz na condução das equipes a um alto desempenho. O modelo de gestão de pessoas baseado em competências e a prática de feedback, completam o conjunto de temas abordados no curso.

Finanças e Gestão de Riscos no Agronegócio

Serão apresentadas as ferramentas de análise de projetos de investimento através da construção e avaliação do fluxo de caixa pelas metodologias do valor presente líquido; taxa interna de retorno; payback descontado; índice de lucratividade; risco e retorno. Analisa ainda as fontes de financiamento de longo prazo disponíveis para o crescimento da organização e o custo-benefício relativo à utilização de cada fonte de recursos (Funding). Aborda ainda aspectos de controle a riscos em empresas do Agronegócio.

Economia e Estratégia do Agronegócio

Tem como objetivo expor aos alunos as teorias e conceitos macro e microeconômicos com implicações no setor rural e agroindustrial. A partir da teoria econômica desenvolvida e da análise do macroambiente setorial, os alunos estão aptos a elaborar cenários estratégicos para o Agronegócio. Além disso, serão trabalhados os temas de competitividade, colaboração, redes de empresas, estruturas de governança e cadeias de valor com aplicação no Planejamento Estratégico, sua implementação e avaliação de desempenho.

Negociação Empresarial

Desenvolve o tema de negociação com o objetivo de melhorar os resultados das interações negociais nos ambientes empresarial, corporativo, institucional e de organizações governamentais. São trabalhados os estilos de cada negociador com orientação para negociações ganha-ganha e relacionamentos comerciais duradouros e de sucesso. Os conceitos e métodos utilizados tem subsídios nos tópicos mais atualizados dos programas de negociação do INSEAD e de Harvard.

Ferramentas para Gestão Organizacional

Esta disciplina aborda as mais modernas, conhecidas e utilizadas ferramentas de gestão empresarial, bem como a contribuição que estas ferramentas podem propiciar na implementação do processo de excelência na gestão da organização. As ferramentas estudadas serão Balance Score Card - BSC, Inteligência de Mercado, Gestão de Processos, Benchmarking/Aprendizagem Organizacional; Canvas e Terceirização/Downsizing.

Sustentabilidade Empresarial

Apresenta os conceitos sobre sustentabilidade e sobre Responsabilidade Ambiental no contexto das organizações e também das propriedades rurais e agroindústrias. Avalia a questão das normas e regulamentos que se impõe sobre a sociedade e a necessária adequação dos entes produtivos a essas leis. Avalia por fim as consequências e os desafios para o futuro nas questões de gerenciamento ambiental, dentro do conceito empresarial.

Inovação no Agronegócio

Esta disciplina visa apresentar e aprofundar os principais conceitos relacionados à Gestão da Inovação e sua relação com as abordagens contemporâneas de Design de Negócios. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar o planejamento estratégico da inovação com base em técnicas criativas de pensamento divergente e convergente.

Gestão de Processos e Operações no Agronegócio

Desenvolver junto ao grupo ferramentas de organização que propiciem a gestão eficiente dos recursos escassos, como tempo e recursos financeiros, buscando otimizar os resultados por meio de ferramentas de gestão de processos e operações.

Dias de Campo em Organizações Modelo do Agronegócio

Essa atividade acadêmica acontece durante o curso, em 3 oportunidades, onde os alunos irão acompanhar com a supervisão do coordenador do curso, uma vista de campo à organizações referência no agronegócio, para contato direto com os diretores e gestores dessas empresas, para troca de experiências em boas práticas de gestão, dirigidas ao agronegócio.

Projeto de Conclusão de curso

Esta disciplina tem como objetivo orientar os alunos para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso, onde será realizado um alinhamento estratégico da organização e a estruturação de um Plano Tático onde será aplicada uma ferramenta de Gestão Empresarial (BSC, CANVAS, INTELIGÊNCIA DE MERCADO, entre outras). (Trabalho individual)

O Aluno pode optar também por fazer um plano de negócios.

Serviço:

ESPM/RS: Rua Guilherme Schell, 268 - Prédio C – Santo Antônio – Porto Alegre-RS

Telefone: (51) 3218 1355​

 

Fonte: