Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

29/01/2016

Aprosoja investe R$ 2,5 mi em parceria com a Fundação MT para estudos em manejo

Pesquisas em manejo de sistema agrícola em solo arenoso. Este é o primeiro estudo a ser realizado em uma parceria firmada entre a Fundação de Apoio à Agropecuária de Mato Grosso – Fundação MT e a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso – Aprosoja. O projeto, que consiste em uma estação de pesquisa em Campo Novo dos Parecis, foi firmado ao final de 2015 e receberá R$ 2,5 milhões da Associação.

A parceria foi anunciada pela Fundação MT e pela Aprosoja-MT durante apresentação do tradicional “Fundação MT em Campo”, edição 2016, para jornalistas em Nova Mutum, nesta quinta-feira, 28 de janeiro.

A parceria entre as duas entidades vinha sendo discutida desde 2014 e ao final de 2015 se concretizou.

A princípio, na estação de pesquisa em Campo Novo dos Parecis, será estudado o manejo de sistema agrícola em solo arenoso, contudo outras pesquisas surgirão, segundo o presidente da Fundação MT, Francisco Soares Neto, e a 2ª vice-presidente região-Norte da Aprosoja, Roseli Giachini.

“Achar parceiros é um meio que encontramos para desenvolver pesquisas. A nossa mais nova parceira é a Aprosoja. Neste campo experimental será possível desenvolver pesquisas e manutenção de pesquisas em longo prazo”, comentou o presidente da Fundação MT, Francisco Soares Neto.

A parceria entre a Fundação e a Associação é decorrente as demandas do setor produtivo de soja e milho de Mato Grosso. “A parceria nasceu de demandas dos produtores. As duas entidades possuem ações distintas, porém com o mesmo foco que é o produtor rural. Vimos a necessidade deste braço de pesquisa”, comentou ao Agro Olhar a 2ª vice-presidente região Norte da Aprosoja-MT, Roseli Giachini.

“Fundação MT em Campo”

O “Fundação MT em Campo” será realizado nesta sexta-feira, 29 de janeiro, e sábado, 30, em Nova Mutum, a partir das 7h, no Centro de Aprendizagem e Difusão da Fundação MT (CAD), localizado na Fazenda Três Irmãos, na BR-163, Km 619.

O evento conta com 11 estações experimentais com diferentes temas. O tema principal desta edição é “Produtividade e Rentabilidade”.

Segundo o presidente da Fundação MT, a intenção do evento é preparar todos os envolvidos na cadeia produtiva, seja produtor, agrônomo, estudante ou pesquisador, para que tenham maiores condições para enfrentar as adversidades que surgem a cada safra, como ocorreu neste ciclo 2015/2016 quanto ao clima.​