Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

17/02/2016

Após cobrança por modernização, Anvisa anuncia mudanças

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou este mês uma profunda reestruturação organizacional que inclui até a adoção de um novo regimento interno. As alterações já foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), sob a forma de Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n° 61.

A modernização veio na sequência da forte cobrança feita por parte da ministra da Agricultura, Katia Abreu, que exigiu da agência “eficiência” e celeridade nos processos de avaliação e liberação de registros de defensivos agrícolas. Apesar do alerta, a titular do Mapa garantiu que confiava de que a agência reveria sua burocracia.

“Trata-se dos resultados da discussão e ajustes nos processos de trabalho que a Agência desenvolve desde 2009. É uma evolução necessária em torno dos macroprocessos que norteiam a atuação da Anvisa”, justificou nota oficial do próprio órgão.

“Ao longo deste tempo, foram definidos os principais macroprocessos da Anvisa e remodeladas as Diretorias, deixando de ser instâncias individualizadas de cada Diretor e passando a ser estruturas organizacionais formais, responsáveis pela condução de cada macroprocesso. Entre as mudanças, há a extinção das superintendências, ficando fortalecidas as gerências-gerais, agora as principais interlocutoras junto às Diretorias. O objetivo é estabelecer um fluxo mais claro e mais direto entre as instâncias decisórias”, explica a Anvisa.

A agência anunciou ainda a reorganização de algumas Unidades Organizacionais para um “maior equilíbrio entre as Diretorias”: Diretoria de Gestão Institucional, Diretoria de Regulação Sanitária, Diretoria de Coordenação e Articulação do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, Diretoria de Autorização e Registro Sanitários e Diretoria de Controle e Monitoramento Sanitários.

“Os ajustes feitos em torno dos macroprocessos da Anvisa vão ajudar a nortear a atuação da Agência para uma resposta mais precisa em relação à nossa missão. Não há mudanças bruscas ou repentinas, mas sim correções necessárias e pensadas dentro de um planejamento de longo prazo para a Anvisa”, comentou Jarbas Barbosa, diretor presidente da entidade.​​