Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

25/02/2016

Parceria com Senai une TI ao agronegócio

O evento pioneiro Hackathon Paranaense do Agronegócio será realizado entre os dias 8 e 10 de abril na ExpoLondrina no auditório Milton Alcover, no Parque de Exposições Ney Braga. O gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Londrina, Henry Cabral, explicou que trata-se de uma maratona de desenvolvimento de softwares, onde equipes formadas por cinco profissionais buscam soluções para problemas reais. "É o primeiro evento voltado para agronegócio dentro de uma exposição no Brasil. Além de beneficiar as empresas do setor, o resultado também pode incentivar o empreendedorismo", afirmou.

O período de inscrição termina no dia 3 de abril e pode ser feita no site oficial da ExpoLondrina. A taxa de participação na competição é de R$ 50,00 e as vagas são limitadas em 80 competidores. Os três primeiros colocados receberão prêmios de R$ 5 mil, R$ 3 mil e R$ 1 mil, respectivamente. Cabral informou que os desenvolvedores de software, web designers e empresários do setor vão trabalhar entre 30 e 40 horas para solução dos problemas.

O presidente do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL-TI), Luis Carlos Albuquerque Silva, comentou que o agronegócio tem uma grande necessidade de softwares para implementação de serviços em diversas áreas como pecuária, agricultura, maquinários, sustentabilidade e segurança. "Cada área tem suas peculiaridades, mas os setor de agronegócio e TI está em crescimento durante o período de crise econômica", acrescentou.

Ele informou que outras duas maratonas foram realizadas em Londrina no ano passado nas áreas de construção civil e mobilidade urbana. "Hackathon é formado por duas palavras. Hacker, no sentido do programador que busca soluções, e athon, que significa maratona. O mais importante é que o ambiente pode gerar oportunidades", resumiu. (R.F.)