Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

25/02/2016

Plataforma digital viabilizará negociação de commodities e insumos agrícolas

“Esta é uma tecnologia a serviço do agronegócio e que vai proporcionar que vendedores e compradores se encontrem de forma menos onerosa para ambas as partes”. Assim, Sérgio Barroso, conselheiro da CBC Negócios – Central Brasileira de Negociação - definiu a plataforma digital para o comércio de commodities e insumos agrícolas, apresentada em coletiva de imprensa na manhã desta quarta (24), em São Paulo.

O gestor ainda explicou que a ferramenta pretende transformar a comercialização de produtos, possibilitando que empresários do agronegócio e agricultores familiares tenham acesso facilitado aos mercados nacional e internacional.

Em operação há três meses, a ferramenta conta com 800 cadastros ativos, e segundo Eduardo Fogaça, diretor comercial da empresa, já movimentou 2,5 milhões de reais em negócios que incluíram a comercialização de soja, algodão e leite em pó.

“A ferramenta vai viabilizar que o produtor seja beneficiado em termos de liquidez, transparência e segurança. Ele vai poder realizar o negócio tranquilo e com uma maior rentabilidade, além de não ficar refém de apenas uma região”, salienta.

Custos

A plataforma pode ser utilizada sem o pagamento de taxas ou mensalidade. No entanto, a CBC cobra um percentual sobre negócios fechados. Segundo Fogaça, o valor é calculado sobre cada transação, com alíquotas que variam conforme os produtos. “Se comparados aos métodos praticados pelo mercado, representam a redução de no mínimo 50% nos custos da operação”, avalia.