Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

08/10/2013

Plantio do milho entra no estágio final nas lavouras

​Os produtores de milho de Santa Cruz do Sul intensificam o plantio nas lavouras. Dos 3 mil hectares estimados para a safra 2013/2014, aproximadamente 2,5 mil hectares já estão cultivados, segundo informações do escritório municipal da Emater/RS-Ascar. O técnico agrícola Vilson Pitton explica que o desenvolvimento das plantas é positivo, mas está um pouco atrasado em razão das baixas temperaturas. O frio e a umidade atrapalharam o avanço da semeadura, mas não interferem nas expectativas de produtividade.
 
No ciclo anterior, a média do município ultrapassou os 4,8 mil quilos por hectare, incluindo safra e safrinha. “Esperamos repetir e, quem sabe, até melhorar esse índice”, projeta. Conforme explica, as lavouras do cedo geralmente são as mais produtivas, especialmente em função da época de plantio e das tecnologias implantadas pelos agricultores. Para quem almeja colheitas rentáveis, Pitton reforça que nesta época é fundamental fazer o controle de inços e investir em adubação de cobertura quando o milharal está com dez folhas.
 
Em Santa Cruz, o milho é uma das culturas mais representativas no campo, integrando 9 mil hectares. A maioria do cultivo, quase 70%, acontece na safrinha, após o cultivo do tabaco e destinada especialmente para a subsistência. Já no ciclo tradicional, boa parte das ceifas é para grãos, mas hoje em dia tem crescido o percentual reservado para silagem em virtude do crescimento da bacia leiteira. Em Linha João Alves, o casal Acênio Sebaldo e Liane Teresinha Dupont utiliza os grãos para múltiplas finalidades e agrega renda.
 
 
Autor:
Michelle Treichel

Fonte: