Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

10/03/2016

Agronegócio fomenta produção na indústria em MT

As indústrias mato-grossenses registraram aumento de 9,3% na produção física em janeiro deste ano, frente a igual mês de 2015. O Estado apresentou o terceiro melhor desempenho no país, ficando atrás do Pará (10,5%) e Bahia (10,3%). A média nacional foi de queda de 13,8%. Os dados foram apresentado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou a Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física (PIMPF), ontem. “O resultado positivo apresentado pelo Estado, é garantido pela atuação das indústrias do agronegócio”, explica Domingos Kennedy, presidente da Associação dos Empresários do Distrito Industrial de Cuiabá (Aedic). “Este é um desempenho isolado, pois fora as empresas que atuam com alimentação, os demais segmentos estão com níveis de produção cada vez menores”.

Kennedy pontua que o desempenho de Mato Grosso poderia ser melhor, se mais indústrias fossem atraídas para o Estado. “Grande parte da exportação é de commodities. Se houvesse o beneficiamento destes produtos aqui mesmo no Estado, teríamos maior valor agregado e, uma produção positiva mais intensa”.

Brasil

De acordo com o IBGE, o ritmo da produção industrial nacional entre janeiro de 2015 e 2016 foi negativa em doze dos 15 estados acompanhados pela pesquisa. O pior resultado foi no Amazonas com queda de 30,9% este ano. Em seguida está Pernambuco, com retração das atividades em 29,4%.