Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

15/03/2016

Esmagamento de soja é recorde no MT

O Mato Grosso esmagou 800 mil toneladas de soja no último mês de fevereiro, confirmando um viés positivo para demanda na oleaginosa. De acordo com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária), trata-se do maior volume esmagado nesse estado no segundo mês do ano desde 2008 – início da série histórica registrada pela entidade.

“O consumo interno apresentou forte aquecimento [...] O forte processamento do grão a partir de fevereiro é tradicional em MT, mas em 2016 essa intensificação teve um toque especial: a melhoria na margem bruta das esmagadoras, que em fevereiro registrou média de R$ 352,00/t, indicando uma alta de 26% ante a fev/15, quando neste mesmo mês o Estado esmagou 25% a menos”, afirma o Imea em comunicado.

“Apesar da melhora, vale salientar que os custos das indústrias também se elevaram em 2016. Março iniciou menos positivo, com a queda mais intensa no preço do óleo e do farelo de soja ante o grão, mesmo assim, a margem bruta em melhor patamar que em 20115 apontam para possibilidades de bons volumes esmagados nos próximos meses”, conclui a entidade.