Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

11/04/2016

Diretor do Sistema Famasul destaca fortalecimento da agropecuária por intermédio da pesquisa, durante Fórum Soja Brasil

​A relevância da união dos produtores rurais e o fortalecimento do setor, por intermédio da ciência, da inovação e da pesquisa, foram destacadas pelo diretor-tesoureiro do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Luis Alberto Moraes Novaes, durante o Fórum Soja Brasil, realizado na última quinta-feira (07), no Sindicato Rural de Maracaju.

O projeto é realizado pelo Canal Rural, pelas Associações dos Produtores de Soja do Brasil -Aprosoja Brasil e de Mato Grosso do Sul - Aprosoja/MS e pelo Senar/MS - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul). Apoiaram o evento o Sistema Famasul, o Sindicato Rural de Maracaju e a Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Para o diretor-tesoureiro da instituição, o evento consolida o desenvolvimento da agropecuária do Estado: unido e atuante. "Um país é tão mais forte quanto forem as suas instituições", salientou o representante do Sistema Famasul, conhecido como Mandi, que é também presidente da Fundação MS e da Sulcanas - Associação dos Fornecedores de Cana-de-açúcar de MS. "O momento não é do grande, nem do pequeno e sim dos eficiente", avalia o dirigente, dando ênfase ao perfil empreendedor do produtor.

Durante o evento, o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto, falou sobre o desempenho do agricultor sul-mato-grossense na última safra. "Mato Grosso do Sul é o Estado da soja. Vamos colher na safra atual 7,5 milhões de toneladas, em uma área de 2 milhões de hectares, mesmo diante de todas as adversidades climáticas", reforçou Bortolotto ao enfatizar que a gestão administrativa é o melhor caminho para aumenta da rentabilidade do produtor. "Aproveitar as oportunidades e avaliar os riscos, por intermédio da informação", aconselha.

Do mesmo modo, o presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Juliano Schmaedecke, reforçou como o modelo de gerenciamento modifica o patamar rural. "Maracaju se destaca no cenário estadual e, principalmente, nacional, se posicionando como maior produtor de soja e de milho no Estado. Mérito do trabalho desenvolvido no campo, onde a gestão é a palavra de ordem".

Em seu discurso, o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, também destacou como eventos como Fórum Soja Brasil está modificando o cenário agropecuário do Estado. "Tão importante quanto o fertilizante, a semente e o clima, a informação é, com certeza, o insumo mais importante".

Muito emocionado, o presidente da Aprosoja Brasil, Almir Dalpasquale, que se despede do cargo de presidente da instituição, falou sobre o evento e sobre a união do setor. "Viajei por todo o País, estive em alguns rincões do Brasil e sempre fui muito bem recebido pelos produtores".​