Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

18/04/2016

Comentários da semana para a cultura da Soja

As exportações brasileiras de soja voltaram a registrar um forte crescimento no mês de março. Os embarques somaram 8,37 milhões de toneladas, o que representou um crescimento de 49,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

No acumulado do ano (janeiro a março), as vendas externas de soja do Brasil totalizaram 10,81 milhões de toneladas. As exportações dos derivados também registraram crescimento.

No mercado internacional, os preços futuros da soja registraram forte alta ao longo da semana passada. O aumento do processamento da soja nos Estados Unidos e a demanda pelo farelo norte-americano forma as principais influências para a valorização dos preços.

De acordo com informações da Associação Nacional dos Processadores de Oleaginosa (NOPA, na sigla em inglês), o processamento de soja nos Estados Unidos alcançou 4,27 milhões de toneladas no mês de março, o que representou um crescimento de 7,3% frente ao resultado registrado em fevereiro.

A demanda pelo farelo de soja é que tem impulsionado o aumento do processamento do grão.

Os números de oferta e demanda de soja divulgados no último 12 de março pelo USDA tiveram pouco impacto sobre o movimento dos preços.

As projeções das vendas externas de soja dos Estados Unidos, no entanto, foram revisadas para cima em 410 mil toneladas para 46,40 milhões de toneladas.

No caso da Argentina, o USDA elevou em 500 mil toneladas sua projeção para a produção da soja portenha, contabilizando 59 milhões de toneladas.

Já para o Brasil, o USDA não alterou sua projeção para a produção da soja, a qual deve totalizar 100 milhões de toneladas segundo a instituição americana.

De acordo com o USDA, a produção mundial de soja deve somar 320,15 milhões de toneladas no ano agrícola 2015/16 enquanto a demanda global deve totalizar 316,35 milhões de toneladas.​

Autor:
Leonardo Sologuren

Fonte: