Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

26/04/2016

Colheita da soja entra na reta final em Mato Grosso

​A colheita da da safra 15/16 de soja no Mato Grosso chega nos momentos finais, com 99,6% dos pouco mais de 8 milhões de hectares  já atingidos. No ultimo boletim, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apontou que “o produtor mato-grossense já se prepara para a próxima safra. Os agricultores aproveitam do recuo na taxa de câmbio para avançar nas compras dos insumos”.

Até março , segundo a entidade, “foi registrado o acumulado de 36,57% dos insumos da próxi- ma safra já comprados, percentual acima ao da safra passada. Mesmo com o dólar recuando nos últimos meses, os cus- tos produtivos da safra 16/17 continuam recordes, com o custo variável em R$ 2.810,86/ha, cerca de 10,5% acima ao da safra atual. Ao se considerar a mesma produtividade esperada para a safra atual, o ponto de equilíbrio (custo variá- vel/produtividade) passaria de R$ 49,32/sc na safra 15/16 para R$ 54,47/sc na safra 16/17”.

Conforme o Imea, “com a alta volatilidade do dólar, o risco da próxima safra se eleva e, por isso, o planejamento da safra, sobretudo, com relação ao descasamento da moeda no momento da compra de insumos e venda do produto, deve ser bem calculado pelo produtor”.

Autor:
Weverton Correa