Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

02/05/2016

Comentários da semana para a cultura da Soja

O último levantamento de safra realizado pela Horizon indica que a área cultivada com soja no Brasil na campanha agrícola 2015/16 alcançou 33,13 milhões de hectares.

Essa área supera em 68 mil hectares a estimativa precedente e supera em 1,02 milhão de hectares a área cultivada na safra 2014/15.

O reajuste de área verificado nesse último levantamento se deve ao aumento do cultivo no Rio Grande do Sul. Os produtores gaúchos semearam 5,47 milhões de toneladas ante 5,41 milhões de toneladas estimados anteriormente.

Na região Centro-Oeste, espera-se um aumento da produção de 1,50 milhão de toneladas, com o crescimento sendo liderado pelo estado de Goiás, cuja expansão da produção da soja é estimada em 790 mil toneladas, devendo alcançar um total de 9,52 milhões de toneladas.

A região Sudeste também deve apresentar uma expansão da produção da soja bastante expressiva na safra atual.

Nesse contexto, a produção brasileira de soja na safra 2015/16 deve alcançar 98,89 milhões de toneladas superando em 3,50 milhões de toneladas a produção obtida na safra passada.

No mercado internacional, os produtores norteamericanos iniciaram o plantio da soja da campanha agrícola 2016/17. Segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), até o dia 24 de abril, haviam sido semeados 3% da área estimada a ser cultivada.

O plantio apresenta-se um ponto percentual acima do mesmo período da safra passada e 1 ponto percentual acima da média histórica dos últimos cinco anos. Apesar de o plantio estar ligeiramente avançado, as chuvas na região Meio-Oeste dos Estados Unidos acabaram por atrapalhar as operações de semeadura do grão.​

Autor:
Leonardo Sologuren

Fonte: