Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

10/05/2016

Prazo para colheita de soja encerra dia 20 de maio

​A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) alerta os produtores de soja do estado que o prazo de colheita será excepcionalmente até o dia 20 de maio. Até essa data toda lavoura de soja deve estar colhida, destacou a analista de agricultura da Famato Karine Gomes Machado, conforme consta na Portaria Conjunta n° 050/2015 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), publicada no Diário Oficial do Estado dia 23 de dezembro de 2015.

Karine explica que a medida levou em consideração a instabilidade climática ocorrida desde o inicio da semadura, por influência do fenômeno El Niño, que provocou a falta de chuva em algumas regiões de Mato Grosso. ?Excepcionalmente na safra 2015/2016 a colheita de áreas cultivadas com soja podem ocorrer até o dia 20 de maio, o que significa 15 dias a mais para o período?, destacou a analista.

A prorrogação também considerou a importância econômica da atividade, uma vez que o agronegócio, liderado pela produção da oleaginosa, representa mais de 50% do PIB do estado.

A Famato alerta ainda que o início do vazio sanitário será no dia 15 de junho com encerramento no dia 30 de setembro deste ano.​​