Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

16/05/2016

Valor Bruto da Produção chega a R$ 55,4 bilhões em Mato Grosso

​O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou a segunda estimativa do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) para este ano. “Os dados recentes vieram com de alta ante a estimativa anterior realizada em dezembro/15, registrando aumento de 7,9%.  No total, o VBP ficou em R$ 55,41 bilhões contra os R$ 51,37 bilhões estimados anteriormente, sendo o milho e a bovinocultura de corte as principais culturas responsáveis por este crescimento”, frisou no último boletim.

De acordo com a entidade, “no caso do milho, a revisão para cima da estimativa da safra 2015/16, juntamente com os preços maiores com que o cereal tem sido praticado na comercialização, colaborou para a expectativa de um VBP mais elevado para a cultura. Já na bovinocultura de corte, os números maiores do abate, consolidados no primeiro trimestre deste ano, atrelados aos preços da arroba que se encontram estáveis, contribuíram para um bom cenário do VBP”.

Conforme o Imea, “na pecuária, a expectativa dos preços mais elevados para o leite, devido à baixa oferta, e o cenário de estabilidade para a bovinocultura de corte, favoreceram o VBP da pecuária em 2016, chegando ao patamar de R$ 13,37 bilhões. De forma geral, ainda que a taxa de crescimento do VBP total não esteja nos patamares vistos anteriormente, este, em volume monetário, tem se apresentado maior e ido na contramão do cenário econômico em que o país se encontra atualmente”.​​