Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

17/05/2016

Exportação da soja é recorde no Mato Grosso em abril

Mato Grosso registrou valores recordes de exportação de soja em grão, em abril, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex). O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) ressaltou no último boletim, que "foram exportadas 3,29 milhões de toneladas no último mês, acumulando um total de 7,3 milhões de toneladas escoadas de janeiro deste ano".

Apesar do volume recorde embarcado, segundo a entidade, "MT não apresentou as maiores participações nos embarques nacionais. Com exceção de 2015, o acumulado de janeiro deste ano representa a menor participação do MT nos embarques brasileiros desde 2010. Percebe-se que mesmo a maioria dos estados exportadores do país terem aumentado o volume exportado neste ano, não registraram aumentos expressivos na participação nacional se comparado com a média dos últimos cinco anos".

Apesar dos grandes volumes escoados pelo Brasil até abril, é frisado que "o ritmo daqui para frente tende a desacelerar. Os line-ups das embarcações de soja nos portos já indicam que os volumes exportados em maio podem ser menores do que os registrados nos dois últimos meses".