Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

23/05/2016

Comentários da semana para a cultura do Milho

O clima para a produção de milho safrinha está sendo bastante desfavorável a produção do cereal, castigando, quase todas as regiões produtoras do país. Para piorar a situação, as previsões climáticas são pouco animadoras, com exceção da região Sul.

De acordo com a previsão climática, as chuvas devem ficar escassas no Norte de Goiás e leste do Mato Grosso, onde a precipitação acumulada para o trimestre pode ser inferior a 25 mm, fato que deve prejudicar ainda mais o desenvolvimento da 2ª safra de milho. Em algumas regiões de Goiás já foram detectadas quebra de 30% da área.

Na Região Sul, os totais de chuvas variam entre 400mm no Rio Grande do Sul e 100mm no norte do Paraná, o que continuará influenciando para o bom desenvolvimento da safra de milho inverno no estado paranaense.

A entrada de massas de ar frio na porção Sul do país aumenta durante este trimestre, o que eleva a possibilidade de queda de temperatura e episódios de geadas, podendo ser prejudicial ao desenvolvimento da 2ª safra de milho no Estado do Paraná.

Na Região Centro-Oeste, as condições climáticas mostram-se totalmente o inverso. O clima mostra-se extremamente seco o que torna totalmente desfavorável o desenvolvimento da safra.

O estado do Mato Grosso do Sul, por sua vez, ainda pode sofrer com ocorrências de geadas, o que prejudicaria ainda mais a cultura.

No mercado internacional, o plantio norte-americano de milho avançou mais lentamente na semana de 09 a 15 de maio, apresentando atraso em relação à safra passada.

Com a lentidão dos avanços nas operações de plantio, os preços futuros do milho negociados na Bolsa de Chicago (CBOT) fecharam em alta na semana passada.

Outro motivo que ajudou a elevar os preços na Bolsa de Chicago foi a expectativa de fortalecimento da demanda pelo milho norte-americano.

Autor:
Leonardo Sologuren

Fonte: