Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

23/05/2016

Comentários da semana para a cultura da Soja

Os preços da soja negociados no Brasil seguem em ritmo de escalada. Acompanhando a alta do mercado internacional, o preço do grão negociado no Brasil alcançou a média de R$ 80,97/saca nessa última sexta-feira.

Os preços registraram uma valorização de 3,5% no período de uma semana. Quando comparado ao mesmo período do ano passado, observa-se uma alta de 39,5%.

Os preços mais altos registrados nesse momento são reflexos de uma conjunção entre o dólar mais alto com a valorização dos preços internacionais.

Como estamos iniciando o período de ”weather market” nos Estados Unidos (maiores detalhes na próxima página), é possível que os preços da soja no Brasil ainda alcancem níveis mais altos.

O dólar é outra variável de forte influência sobre os preços da soja. No entanto, essa é uma variável de difícil previsibilidade.

No mercado internacional, o plantio norte-americano da soja evoluiu 13 pontos percentuais na semana de 09 a 13 de maio segundo informações do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

O plantio apresenta-se 5 pontos percentuais abaixo do mesmo período do ano passado, porém mostra-se a frente em 4 pontos percentuais quando comparado a média histórica dos últimos cinco anos.

Apesar do avanço do plantio, as chuvas que assolaram a região Meio-Oeste dos Estados Unidos acabaram ocasionando alta nos preços futuros da soja negociados na Bolsa de Chicago ao longo da semana passada. Os investidores ficaram receosos de que o clima pudesse atrapalhar a evolução da semeadura.

O contrato julho/2016 foi cotado a US$ 10,74/bushel nessa última sexta-feira, o que representou uma alta de 0,9% no período de uma semana.

Autor:
Leonardo Sologuren

Fonte: