16/10/2013

Exportações da soja acumulam alta de 15% em Mato Grosso

​Mato Grosso exportou pouco mais de 11,9 milhões de toneladas de soja entre janeiro e setembro. Números do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgados esta terça-feira (15), apontam que o aumento foi de 15,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram mandados para fora 10,3 milhões de toneladas. A receita movimentada foi de US$ 6,3 milhões (em 2012 foram US$ 5,3 milhões).

O levantamento mostra que o principal destino da soja mato-grossense foi a China, com acumulado de 8,7 milhões de toneladas. Em seguida aparece a Holanda, com 501,8 mil e posteriormente a Espanha com 499,3 mil. O principal porto de saída foi o de Santos (SP) com pouco mais de 7 milhões de toneladas, seguido do de Paranaguá (PR) e Vitória (ES) com 1,1 milhão cada.

A semeadura da soja safra 13/14 já chegou a 9,1% dos mais de 8,3 milhões de hectares projetados. O instituto aponta que o percentual equivale a 754.938 hectares. No ciclo passado a área plantada já era de 17,3%, 8,23 pontos percentuais à frente da registrada atualmente pelo próprio instituto. 25,7 milhões de toneladas são esperadas.

“O atraso deste ano ocorre devido à má distribuição das chuvas no Estado. Nesta semana as precipitações ainda não devem tomar todo o Estado, mas a evolução na semeadura deve crescer principalmente nas regiões que estão com chuvas mais contínuas, como a parte oeste do Estado”, destacou o Imea.

Autor:
Weverton Correa