Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksInício / Media Center / Notícias

Notícias

17/10/2013

A ciência em favor do consumidor

​Os transgênicos estão presentes no dia-a-dia dos consumidores de todo o mundo há mais de 25 anos. Enquanto você lê estas informações, pessoas de mais de 50 países estão consumindo produtos com ingredientes transgênicos, como um hambúrguer que contém soja geneticamente modificada ou uma calça jeans produzida com algodão transgênico. Depois de anos de consumo de transgênicos, não restam dúvidas sobre a sua segurança para a saúde e o meio ambiente.

Falando em meio ambiente, as lavouras transgênicas estão trazendo grandes benefícios para o planeta. Essas plantações são de manejo mais simples, pois requerem menos aplicações de agrodefensivos e menor utilização de máquinas agrícolas, o que reduz a emissão de poluentes e o consumo de água.

A primeira geração de plantas geneticamente modificadas (GM) tem como base o melhoramento de características agronômicas, no sentido de diminuir a perda de produtividade no campo causada pelo ataque de insetos, vírus, fungos e bactérias, além de reduzir a competição por nutrientes e água com outras plantas indesejáveis que crescem nas plantações.

As sementes geneticamente modificadas também têm um papel fundamental no aumento sustentável da produção agrícola, necessário para alimentar a crescente população mundial. Os transgênicos permitem produzir mais comida, com melhor qualidade, a um custo mais baixo e sem necessidade de aumentar a área plantada. Por conta desses e outros benefícios, tais sementes já são cultivadas em uma área duas vezes maior que o território da França.

Além de informações sobre os alimentos transgênicos, o guia O que vocês precisa saber sobre os transgênicos, disponível para download, traz curiosidades sobre outros usos importantes da biotecnologia, como a fabricação de queijos, pães e medicamentos – a exemplo da insulina usada no tratamento de diabéticos, que é produzida por meio de micro-organismos transgênicos.
 
 
Fonte: