Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

27/06/2016

Saída do Reino Unido pode ampliar exportações do agronegócio

A saída do Reino Unido da União Europeia, resultado do plebiscito realizado nesta quinta-feira, dia 23, mexeu com o mercado, que apostava na permanência dos britânicos no bloco. As bolsas de valores do mundo inteiro perderam força com a notícia e operaram em baixa nesta sexta-feira, dia 24, monitorando os efeitos da economia da Europa. Como consequência, a valorização do dólar ultrapassou os 2% durante o dia, o índice Bovespa fechou com queda de quase 3%, e o petróleo registrou baixa de 4%.

Durante entrevista para a segunda edição do Mercado & Companhia desta sexta-feira, dia 24, o economista-chefe da Gradual Investimentos, André Perfeito, disse que, apesar da alta da moeda americana, o real recuperou parte das perdas que sofreu na abertura do pregão.

Ele aponta a taxa de juros elevada no Brasil como principal motivo par a moeda brasileira ter se sustentado em um dia tenso como o do anúncio do resultado. O movimento de entrada de dólares no país mostra que os investidores ainda apostam na economia brasileira, principalmente agora que o cenário político é favorável.

Perfeito também comentou o adiamento do aumento da taxa de juros nos Estados Unidos, que estava previsto para o segundo semestre de 2016. Na opinião do economista, a notícia da saída do Reino Unido da UE foi indispensável para a valorização do dólar. Por isso a possibilidade de elevação da taxa foi deixada de lado por enquanto, até porque a apreciação exagerada da moeda não é indicado no momeento.

Para o agronegócio, o analista de mercado da AgRural, Fernando Muraro, disse também, em entrevista para a segunda edição do Mercado & Companhia da última sexta-feira, dia 24, que ainda é cedo para prever uma mudança no patamar de preços da soja e do milho no mercado internacional depois do "Brexit", mas a volatilidade deve continuar até o fim da safra dos Estados Unidos.

Fonte: