Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

13/09/2016

COPAGRIL I: Começam trabalhos de plantio para safra verão 2016/2017

A semana começou com intensos trabalhos de plantio de milho em lavouras de produtores associados da Copagril em Marechal Cândido Rondon e região, e iniciará também nesta semana a semeadura de soja para a safra verão 2016/2017. Diante disso, o Setor Agronômico da cooperativa lembra os produtores que os procedimentos na implantação de uma cultura refletem diretamente nos resultados finais de produtividade.

Planejamento - Para evitar apuros na hora do plantio, o agricultor deve atentar e planejar sua lavoura, tomando cuidado para fazer uma dessecação bem eficiente e se necessário sequencial, visando controlar plantas daninhas de difícil controle como a buva e capim amargoso, realizando o plantio da cultura no limpo, evitando matocompetição inicial, explica o engenheiro agrônomo da Copagril, Edimar Oswald.

Rapidez e uniformidade - Segundo ele, o êxito de uma cultura depende da rapidez e uniformidade do estabelecimento da população de plantas desejadas da cultura, que por sua vez estão diretamente associadas ao processo de semeadura. “Fatores como a época de semeadura adequada, umidade do solo e temperatura, preparo do solo, espaçamento e densidade de semeadura, adubação, profundidade de semeadora, associados à qualidade da semente, são decisivos para êxito dos resultados” ressalta Edimar.

Milho - A cultura do milho não aceita falhas na distribuição de sementes, refletindo diretamente em queda de produtividade. Todavia, o primeiro passo para obter altos rendimentos é conseguir um bom stand, ou seja, ter o número de plantas correto e bem distribuído por metro de linha.

Então, no momento do plantio, os principais requisitos para obter sucesso são:

• Suficiente teor de umidade no solo;
  • Regulagem correta da semeadora;
  • Uso do disco e anel específico para a semente, além de grafite;
  • Profundidade de semeadura entre 3 e 4 cm para solos argilosos, podendo ser ligeiramente aumentada para solos mais leves;
  • Semeadura em velocidade moderada, em torno de 5 km/hora.

Assim, é imprescindível seguir a recomendação do número de sementes por metro linear, com atenção especial na correta regulagem de sua semeadora, enfatiza Edimar.

Zoneamento Agrícola - O zoneamento agrícola do milho teve seu início em 21 de agosto; já o zoneamento da soja iniciará na próxima semana, dia 21 de setembro, para algumas cultivares. Assim, Edimar orienta o produtor a realizar a semeadura das culturas respeitando o zoneamento agrícola, proporcionando a obtenção do máximo potencial produtivo das culturas.