22/10/2013

Milho/CEPEA: Cotações voltam a subir na maioria das regiões

​Os preços do milho têm registrado variações distintas entre as regiões acompanhadas pelo Cepea, mas as altas têm prevalecido. De 14 a 21 de outubro, na média de todas as praças pesquisadas pelo Cepea, houve leve reação de 0,4% no mercado de balcão (pago ao produtor) e de 0,9% no de lotes (negociações entre empresas). Segundo pesquisadores do Cepea, além dos leilões governamentais realizados nos últimos meses terem ajudado no escoamento da produção recorde de milho, produtores não se mostram mais com tanta necessidade de “fazer caixa”. Algumas cooperativas, ainda, sinalizaram interesse em elevar os preços pagos aos produtores, na tentativa de fazer com que estes mantenham a área de cultivo de milho na safra de verão 2013/14. Vendedores também se fundamentam no ritmo das exportações e na menor área a ser cultivada na temporada 2013/14 para pedir preço maior na negociação do cereal. Por outro lado, os altos estoques ainda disponíveis favorecem a pressão de compradores no mercado interno.