Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

26/09/2016

Produtores aumentam área ocupada com soja na safra de verão em MT

Os agricultores começaram a fazer o plantio da soja em Mato Grosso, o principal estado produtor do grão do Brasil. Por enquanto, ainda é pequeno o movimento no campo.

O agricultor Jefferson Casteli acompanha os primeiros movimentos da plantadeira na fazenda em Primavera do Leste, no sudeste de Mato Grosso, onde irá cultivar 750 hectares de soja. Por enquanto, o plantio se concentra nos talhões irrigados com pivô, que representam 20% da área total. O restante receberá o grão apenas quando o solo estiver com a umidade ideal.

Na última safra a lavoura de Casteli sofreu os efeitos da estiagem e produziu 59 sacas por hectare, número menor do esperado. O agricultor torce para que não falte chuva desta vez, para colher pelo menos 10% a mais em relação à produção passada.

"A gente sempre planta querendo produzir o máximo possível. A minha previsão é que a gente tenha uma produtividade melhor que a do ano passado”, diz Casteli.

A produção para o estado prevista pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária – Imea é de 29,89 milhões de toneladas, com aumento de 7,5% em relação à última safra.

A expectativa é otimista na fazenda do agricultor Larion Ovchinnikov, que irá plantar 1,4 mil hectares. São cerca de 15 a mais em relação à última safra. O solo está com uma unidade boa por conta das últimas chuvas. Mas ainda não é suficiente para colocar as máquinas no campo. É preciso mais água para a semente poder germinar.

Segundo o Imea, a soja deve ocupar cerca de nove milhões de hectares nesta próxima safra em Mato Grosso, com aumento de 0,6% em relação à safra passada.

Autor:
Luís Roberto Fileto