A intensidade e a frequência das chuvas, associada a baixas temperaturas, não têm permitido que o plantio de soja avance.
O informe semanal do Sistema de Informação da Bolsa de Cereais de Entre Rios (SIBER) aponta que se estima um avanço de 7% do plantio de soja, valor que não é comum para a época, já que em safras anteriores o mesmo período já estava com 10% acima deste valor. Cabe destacar que o centro-sul possui um progresso de 9% a 10%, enquanto o centro-norte oscila entre 1% a 5%.
Por outro lado, o plantio de sorgo deve ficar entre 30% do total da área planejada, uma vez que os produtores ainda se encontram dentro da janela ideal de plantio.
"Um fator chave para o plantio de sorgo é a medição da temperatura do solo, que deve apontar pelo menos 18 °C durante três dias consecutivos. Com base nos dados da Rede de Centrais Meteorológicas, foi comparada a média da temperatura do ar e do solo entre as 9h e as 10h dos últimos 11 dias, assim, é possível observar que existem marcas térmicas adequadas para a implantação do cereal", indica o informe.
Até a data do informe, o plantio de arroz também registrou atrasos nos trabalhos e cresce a preocupação dos produtores, uma vez que grande parte da superfície deverá ser plantada fora da boa janela de plantio. Foi plantada, até então, a metade da área estimada para a presente safra (64.000 hectares), mas os trabalhos estão parados há duas semanas. "Os primeiros lotes plantados se encontram em emergência, nos quais se observa plantas abaixo da qualidade recomendada", diz o SIBER.
Fonte: