Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

17/11/2016

Investidores estrangeiros conhecerão potencial produtivo de MT

Cerca de 80 investidores espanhóis, membros da Câmara Espanhola de São Paulo, ligados às áreas de infraestrutura e hospitalar, conhecerão mais sobre o potencial de Mato Grosso, bem como o suporte necessário para projetar esse cenário econômico. Eles se reúnem com o governador Pedro Taques e os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico (Ricardo Tomzyck), de Fazenda (Seneri Paludo), de Planejamento (Gustavo Oliveira), e o presidente da Desenvolve MT (Mário Milton Ferreira), amanhã, em São Paulo (SP). O diálogo vem sendo conduzido há cerca de quatro meses.

“A Câmara tem autorização do governo da Espanha para desenvolver ações no Brasil e, consequentemente, em Mato Grosso, e ajudar as empresas espanholas nos negócios, fazendo a comunicação com o mercado brasileiro”, explicou João Alexandre Gebara, diretor de Operações da Desenvolve MT.

Serão abordados temas como o desenvolvimento de Mato Grosso e seus principais setores econômicos; reforma tributária, que está em andamento e que se destina a tornar o estado um dos mais competitivos do país para a atração de investimentos; sanidade animal, cujo foco é tornar Mato Grosso o maior exportador de carne bovina, suína e de frango do Brasil; área agroindustrial; infraestrutura e construção de unidades hospitalares.

“O micro, pequeno e médio empresário de Mato Grosso tem interesse na viabilidade de mercado externo, principalmente na área do pescado e de produtos de origem agroflorestal, como a castanha, mel e própolis, e o café orgânico. É uma oportunidade para o Estado explicar como funciona a economia local, o papel da Desenvolve MT, que foi recentemente transformada, e como o Governo pode ajudar no processo”, adiantou Gebara.

Para os investidores, a Desenvolve MT traz mais facilidade. Além da comunicação junto aos órgãos e do aporte em investimento, agiliza tudo o que diz respeito às tramitações como CNPJ e abertura de conta bancária. “E a Câmara Espanhola faz a ponte com os possíveis investidores”, concluiu o diretor.

Na capital paulista, a equipe de Mato Grosso também participará de um encontro com dirigentes do Banco de Desenvolvimento do Canadá, a convite da Câmara de Comércio Brasil-Canadá. A iniciativa visa aprofundar as discussões em relação a um Termo de Cooperação entre o Banco e a Desenvolve MT, com vistas a facilitar o aporte de investimento canadense em Mato Grosso.

Há interesses nas áreas de mineração, turismo e energia renovável. "Estamos realizando esses encontros técnicos, não apenas como uma oportunidade de abertura de mercados, mas principalmente para a captação de investimentos dentro do Estado", pontuou o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Tomzyck.

Fonte: