Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

04/01/2017

Lavouras de soja do Paraná se aproximam de colheita com bom potencial, diz Deral

As lavouras de soja do Paraná, segundo maior Estado produtor da oleaginosa no país, aproximam-se do estágio de colheita em condições boas, apontou nesta terça-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), ligado ao governo estadual.

Dois por cento das lavouras já encontram-se em fase de maturação, que precede a colheita. Além disso, cerca de metade da área de soja do Estado está na fase anterior, de frutificação, segundo um relatório semanal.

As regiões com desenvolvimento mais adiantado são as dos municípios de Francisco Beltrão e Laranjeiras do Sul, no sudoeste do Estado.

"As lavouras de soja estão com bom desenvolvimento, alguma incidência de oídio (doença fúngica), mas com bom controle. A cultura do milho está com desenvolvimento dentro do programado e com bom potencial produtivo", disse o técnico do Deral em Francisco Beltrão Ricardo Kaspreski.

Em um cenário de poucas intempéries climáticas, 97 por cento da área cultivada com soja no Paraná encontra-se em condições "boas", 3 por cento em condições "médias" e nenhuma área em condição "ruim".

O relatório ainda não registra colheita no Estado.

O Deral estima uma safra de 18,3 milhões de toneladas de soja em 2016/17.

Para a safra de milho de verão, prevista em 4,37 milhões de toneladas no Estado, as condições também são positivas.

Segundo o Deral, 94 por cento das lavouras estão em condições "boas". Quatro por cento da área está no estágio final de maturação.

Autor:
Gustavo Bonato

Fonte: