Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

17/02/2017

RS: O clima tem se mostrado bastante favorável para as culturas da soja na região Nordeste do Estado

O clima tem se mostrado bastante favorável para as culturas, principalmente a da soja na região Nordeste do Estado. Tendo em vista que grande parte das áreas com a oleaginosa estão em período de floração e enchimento de grãos. As chuvas ocorridas durante o final da semana anterior e durante essa semana garantiu uma boa umidade no solo.

Uma questão bastante importante é o monitoramento das doenças e pragas nas culturas que jamais podemos descuidar nessa reta final. Mesmo com a pressão de lagartas baixa na atual safra devemos monitorar; Nesse estagio temos observado a presença de percevejos, que é um grande problema na fase em que estamos (vagens);

Por isso é importante a verificação das áreas para a identificação das pragas e efetuar os manejos adequados quando necessário afim de evitar perdas econômicas. Já quando falamos nas doenças fungicas devemos estar atentos a temida ferrugem asiática da soja, pois conforme podemos observar no consorcio antiferrugem já existem casos na região e também em nosso município com a presença do patógeno.

Manter atenção nas doses recomendadas dos produtos fitossanitários, nos princípios ativos eficientes para os patógenos, e ressaltar a importância dos fungicidas chamados “protetores” na cultura da soja.

Nunca utilizar sub-doses de produtos, sempre utilizar produtos receitados (Receita Agronômica) com acompanhamento de um engenheiro agrônomo.

Fonte: