Skip Ribbon Commands
Skip to main content
Navigate Up
Sign In
Você está em: Skip Navigation LinksDuPont Pioneer / Media Center / Notícias

Notícias

23/02/2017

Embates entre México e EUA podem abrir caminho para Mato Grosso aumentar exportação de milho

Os embates causados pela possível renegociação do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta) pelos Estados Unidos podem trazer grandes oportunidades para o milho brasileiro daqui para frente. A avaliação foi divulgada, ontem, no boletim do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Os economistas destacam que, por conta de questões políticas, o México vem apresentando interesse em novos fornecedores para a importação de cereal e o Brasil pode se beneficiar por já ter um protocolo comercial com o país. “Essa pode ser uma grande oportunidade para o Mato Grosso expandir o destino do seu cereal, visto que o Estado vem apresentando boa participação nas exportações de milho no Brasil”, avalia o Imea.

O instituto cita que, apenas em janeiro deste ano, Mato Grosso exportou 1,45 milhão de toneladas, o que representa um share de 77% nos volumes escoados pelo país. E, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), o Brasil espera na safra 16/17 uma produção recorde de 86,50 milhões de toneladas de milho, o que pode ser suficiente para atender a demanda mexicana.

Fonte: